domingo, 20 de novembro de 2011

Elucubrações sobre o sucesso

Estive refletindo a cerca da trajetória de uma pessoa no que tange seu crescimento profissional. Indiscutivelmente, o fator determinante para o sucesso é a preparação (estudar, planejar as ações, traçar estratégias...).
Com o coração cheio de alegria, compartilho duas características que penso serem fundamentais para que uma pessoa alcance bons resultados em sua jornada.

1º CRER e CONFIAR

Sabemos que todas as pessoas creem. O índio se prostra diante de uma árvore, na índia os ratos são sagrados, uns adotam bonecos de gesso ou madeira e os tratam como protetores os adorando, há pessoas que simplesmente olham para o céu e diz: "Eu creio nAquele que está lá"
Eu escolhi não apenas CRER, mas CONFIAR no mesmo Deus que fez maravilhas no passado e que continua a fazer no presente. Posso confiar que uma ponte foi construída com perfeição e ao mesmo tempo não confiar o suficiente para atravessá-la.
A dificuldade maior para o homem é que a maioria acredita que crer e confiar são a mesma coisa.
Crer é o resultado de uma soma de conhecimentos enquanto confiar é estar disponível para aproveitar sem reservas aquilo que se conhece.
Confiar em Deus é permanecer com a mente firme em Sua Palavra e não duvidar de nada do que Ele diz. Isso resulta em paz interior, que resulta em motivação, que resulta em sucesso.

2º ESTAR ATENTO AO DETALHE

Conheço uma pessoa que tem a habilidade de analisar os mínimos detalhes após execução qualquer tarefa, seja ela de ordem pessoal ou profissional. Uma conversa, uma relação, um jantar, um cliente...isso é absolutamente incrível! Lí certa vez uma história sobre a conversa entre um discípulo e e um mestre, um famoso pintor. Após pintar o quadro o discípulo mostrou ao mestre e pediu que fizesse as modificações que achasse necessárias. O mestre olhou e percebeu que o quadro era bom, tinha técnica, demonstrava perícia de seu discípulo. Após um tempo, ele pegou o pincel e fez apenas alguns traços. O discípulo olhou para a tela e disse: - Como pode? Fazendo tão pouco você conseguiu mudar a obra tornando-a muito melhor?! O mestre respondeu: - Eu alterei apenas alguns detalhes como você viu. O ponto é que: é no detalhe que começa a arte.
Se tivermos a prática de no dia a dia observarmos mais os detalhes, a preparação para um trabalho, um convite (a venda) para um treinamento, a avaliação no final do dia... aumentaremos a chance de de tornar o nosso bom trabalho em excepcional.

Sandra Dias

Um comentário:

Liliana Seven disse...

Vc arrasou, prima! Q blog bacana! Bjo, linda!