quarta-feira, 15 de junho de 2011

Escolhendo o melhor

Recentemente, enquanto removia as ervas daninhas de minha horta, vi meia dúzia de brotos amarelos que não se pareciam com nenhum dos vegetais que eu havia plantado.
Depois de investigar, percebi que eram pés de abóbora. Eles haviam brotado de sementes presentes no composto com que eu havia adubado o solo.
No início fiquei entusiasmada; abóboras são deliciosas! Mas rapidamente me lembrei de que as abóboras poderiam facilmente se apoderar do meu pequeno jardim, não deixando espaço para mais nada. Desde então, todos os dias, tenho encontrado mais brotos de abóbora - às vezes, até 30 num único dia!
Estou deixando a planta crescer, mas retiro as outras diligentemente. Como o meu jardim, tenho espaço limitado; meu tempo é limitado. Se não tiver cuidado, até as coisas boas - como os pés de abóbora em meu jardim - podem facilmente ocupar minha vida em excesso, não deixando espaço para coisas melhores.
O trabalho é bom, mas nem sempre é a melhor escolha. Cuidar dos relacionamentos de amizade é bom, mas o tempo passado com os amigos nem sempre representa o melhor uso do tempo.
Para eu ter uma vida equilibrada, preciso sondar meu coração como inspeciono meu jardim, para me certificar de que as boas atividades não estão expulsando o melhor em minha vida.

O que é bom pode sobrepor-se ao que é melhor
Amy Peterson (Arkansas EUA)

Nenhum comentário: