terça-feira, 30 de junho de 2009

Recrutamento e Seleção

REDES SOCIAIS SÃO ÚTEIS PARA DISSEMINAR PERFIL PROFISSIONAL

FOLHA ONLINE - WEB

No começo, as redes sociais da internet eram usadas para entretenimento --reencontrar amigos, manter novidades em dia e divulgar fotos pessoais. Agora, elas têm outra função: a de promoção profissional.

Assim, os já difundidos blogs, Orkut e LinkedIn são complementados por Twitter, MySpace e YouTube para mostrar currículo, encontrar vagas e promover competências.
As páginas eletrônicas de relacionamento começaram a se fortalecer entre recrutadores há pouco mais de um ano, aponta Elaine Saad, presidente da ABRH (Associação Brasileira dos Profissionais de Recursos Humanos).

"As pessoas da área de RH ficavam mais reticentes a esses canais", afirma. O medo, conta Saad, devia-se à facilidade de mentir na internet. Mas, com o passar do tempo, constatou-se que a maior parte dos profissionais faz bom uso desses recursos.

"A web serve para captar currículos, mas são as entrevistas individuais e as ferramentas de avaliação utilizadas durante esse processo que determinam a contratação", ressalta.

A modelo de eventos Ariane de Sá, 19, há um ano só usa o Orkut para conseguir vagas em feiras, eventos e ações de marketing promocional. Ela participa de duas comunidades voltadas para esse mercado. "As agências postam as vagas, e eu envio meu portfolio por e-mail para a empresa", conta.

Ela avalia que o método é eficiente e diz já ter conseguido trabalhos sem passar por uma entrevista pessoal. "Acerto tudo pela internet e vou direto pegar a roupa e trabalhar."
Conectado Usar os sites de relacionamento na busca por oportunidades de emprego é uma tendência que ajuda os recrutadores a identificar pessoas para determinadas vagas, reitera Carlos Eduardo Dias, sócio-gerente da Asap (consultoria que faz recrutamento de executivos em início de carreira gerencial).

Para Leandro Kenski, CEO (principal executivo) da Media Factory, que faz marketing digital, estar incluído nessas comunidades virtuais demonstra que a pessoa está "antenada". "As redes sociais são visitadas e estão preparadas para aparecer nas buscas", acrescenta Kenski. "Se um currículo chegar às minhas mãos e eu não encontrar essa pessoa na internet, as chances de contratação desse candidato diminuirão", considera o executivo.

2 comentários:

Marcelo Neves disse...

Sem dúvida, prima! Os avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), notadamente no campo da internet, modificaram profundamente a forma das pessoas se comunicarem. As redes sociais (comunidades virtuais) são um bom exemplo disso. Pessoas podem se comunicar a qualquer tempo e de qualquer lugar. Além disso o ambiente virtual contribui para o trabalho colaborativo, o desenvolvimento da autonomia, da reflexão etc. Precisamos começar a aproveitar as boas oportunidades e possibilidades que a cibercultura pode nos oferecer.
Parabéns pela iniciativa de criação do Blog. Já tem twitter, myspace, facebook...? rsrs
Bjs!
Abração para Guto e os meninos!

Sandra Cristina disse...

Isso mesmo primo! Obrigada pelo comentário e parabéns pelo baby!
Beijão em Aline
Beijos!